Trifer - Galvanização a fogo

BENEFÍCIOS DO DUPLEX SYSTEM.

Hoje os projetistas e proprietários cada vez mais se inclinam para uma combinação de ambos os métodos de proteção o que é comumente conhecido como sistema duplo "pintura ou pintura a pó sobre aço previamente galvanizado a quente. Quando pintura a pó e galvanização a quente são usadas em conjunto, o controle da corrosão é superior a cada um dos métodos usados isoladamente.

A galvanização protege o aço base, proporcionando proteção catódica e de barreira. Adicionalmente a camada de galvanização impede o desenvolvimento de óxido de ferro sob o sistema de pintura. A pressão para o exterior causada pelo óxido de ferro conduz no final à formação de bolhas e escamação. A pintura por sua vez dá proteção adicional de barreira à camada de galvanização, isolando-a do ataque corrosivo dos cloretos e sulfetos da atmosfera. A pintura diminui a velocidade com que o zinco é consumido, aumentando bastante a vida do aço galvanizado. Por outro lado, uma vez que a pintura tenha sido danificada ou desgastada pela ação das intempéries, o zinco estará disponível para proporcionar proteção catódica e por barreira de tal forma que a ferrugem não vai se formar e a pintura não vão descascar. Com esse efeito sinérgico é comum que um sistema duplo proporcione proteção contra corrosão por um tempo de 1,5 a 2,5 vezes maiores do que a soma dos períodos de vida proporcionados pelo zinco ou pintura a pó usado individualmente. Isso equivale a se ter pontes livres de manutenção por 75 a 100 anos na maioria das localidades.

O mais importante aspecto da pintura sobre galvanização a quente é entender as características da camada de zinco em cada estágio do seu "envelhecimento". Embora o zinco comece a reagir com o ambiente imediatamente após a saída do banho de galvanização, podem ser necessários até dois anos para que "envelheça" completamente.

Para se determinar o estágio de "envelhecimento", também chamado desenvolvimento de pátina de zinco (óxidos de zinco, hidróxidos de zinco e carbonato de zinco), o aço galvanizado é dividido em três categorias: recém galvanizado a quente, parcialmente "envelhecido" e completamente "envelhecido". Considerando que o aço galvanizado tem diferentes características em cada estágio, é necessário que ele seja preparado diferentemente, dependendo do estágio.

A pintura do aço recentemente galvanizado, no qual a formação de óxido de zinco ainda não se iniciou, requer pouca ou nenhuma preparação superficial para favorecer a aderência da tinta a pó. Entre 24 e 48 horas após galvanização, entretanto, o oxido de zinco se forma. O primeiro estágio no desenvolvimento de uma pátina protetora de zinco é um produto de corrosão pulverulento e ligeiramente aderente. Por isso que a Trfer oferece essa comodidade pra você nosso parceiro, o seu material em nosso parque industrial é pintado antes da formação do oxido de zinco em sua peça, aumentando assim sua proteção em até 2,5 vezes, isso representa uma economia significativa no seu custo de manutenção a longo prazo.